Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Porto sem Diabetes

CONHEÇA O SEU RISCO

 

FINDRISC® (Finnish Diabetes Risk Score)

O preenchimento deste questionário leva apenas alguns minutos e é uma maneira rápida, fácil e confidencial de descobrir o seu risco de desenvolver Diabetes tipo 2. Por favor, responda a todas as perguntas pois o resultado final será calculado apenas quando todas as perguntas forem respondidas. Obrigado.

(Esta questão é obrigatória)
   1 - Idade
Pontuação:

2 - IMC

O índice de massa corporal (IMC) é usado para avaliar se uma pessoa está com o peso normal ou não. O índice é calculado pela divisão do peso corporal (kg) pelo quadrado da altura do corpo (m). Por exemplo, se o seu peso é 70 kg e a sua altura 1,65 m, o seu índice de massa corporal será 70/(165 x 165), ou 25,7 kg/m2.

(Esta questão é obrigatória)
   Peso (em kg)
kg
(Esta questão é obrigatória)

  Altura (em cm, por exemplo se mede 1,70 m coloque 170 cm)

cm
NAN
IMC: NAN kg/m2
(Esta questão é obrigatória)
   3 - Sexo / Perímetro da Cintura

Perímetro da cintura (cm)

 

Como medir o seu perímetro da cintura:

Deverá pedir a outra pessoa que a/o ajude a fazer esta medição ou então colocar-se em frente a um espelho. Estando em pé, coloque uma fita métrica em torno do ponto mais estreito do seu abdómen (cintura natural, por norma na zona do umbigo ou ligeiramente acima).

(Esta questão é obrigatória)
  Indique o perímetro da cintura
(Esta questão é obrigatória)
  Indique o perímetro da cintura

Sexo:

Pontuação: 

4 - Atividade Física
(Esta questão é obrigatória)

   Pratica, diariamente, atividade física pelo menos durante 30 minutos no trabalho ou durante o tempo livre (incluindo atividades da vida diária)?

Pontuação:

5 - Alimentação
(Esta questão é obrigatória)

   Com que regularidade come fruta e / ou vegetais (sopa, salada, legumes cozidos, entre outros)?

Pontuação:
6 - Hipertensão Arterial
(Esta questão é obrigatória)

   Toma regularmente (ou já tomou) alguns medicamentos para a hipertensão arterial?

Pontuação:
7 - Glicemia
(Esta questão é obrigatória)

   Alguma vez teve açúcar elevado no sangue (ex: num exame de saúde, período de doença ou gravidez)?

Pontuação:

8 - Hereditariedade
(Esta questão é obrigatória)

   Tem algum membro de família próximo ou outros familiares diagnosticados com Diabetes (tipo 1 ou tipo 2)?

Pontuação:

Pergunta Resposta Pontuação
Sexo   -----
Idade  
Peso   -----
Altura   -----
IMC (kg/m2)  NAN
Perímetro da Cintura  
Atividade Física      
Alimentação  
Hipertensão  
Glicemia  
Hereditariedade  
Total

Pontuação:

O risco de vir a ter Diabetes Tipo 2 dentro de 10 anos é

Referência: Lindström J, Tuomilehto J. The diabetes risk score: a practical tool to predict type 2 diabetes risk. Diabetes Care. 2003 Mar;26(3):725-31. doi: 10.2337/diacare.26.3.725. PMID: 12610029.

Fatores de risco para Diabetes – Esclarecimentos

 

Idade

Apesar da Diabetes tipo 2 se manifestar, com cada vez maior frequência, em indivíduos mais jovens, a idade continua a ser um fator de risco importante para o desenvolvimento desta doença, ou seja, à medida que a idade vai aumentando, o seu risco de desenvolver Diabetes é maior.

 

Peso e Perímetro da Cintura

Um peso acima do recomendado aumenta muito o risco de vir a desenvolver Diabetes tipo 2. Este risco será ainda maior se o peso excessivo for à custa de um aumento da gordura em torno da zona abdominal, pois a gordura acumulada nesta zona (visceral) terá um efeito mais negativo no organismo do que a que acumulamos noutras zonas do corpo (ancas, nádegas, por ex.). Mantenha o seu índice de massa corporal entre 18,5 kg/m2 e 24,9 kg/m2 e o perímetro da cintura abaixo dos 80 cm (no caso das mulheres) ou dos 94 cm (no caso dos homens).

 

Atividade Física

O sedentarismo também aumenta o risco de desenvolvimento de Diabetes tipo 2. Para ser considerado moderadamente ativo, deverá praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. E quando falamos em atividade física estamos a falar de um leque variado de atividades, desde natação, corrida, bicicleta, mas também caminhar ou desenvolver trabalhos domésticos (jardinagem, limpar vidros, etc.). Ou seja, o que importa é mexer e se, 30 minutos de atividade física diária lhe parecem pouco, de acordo com estudos científicos, será o suficiente para reduzir consideravelmente o risco de vir a desenvolver Diabetes. O seu dia tem 1440 minutos: utilize 30 para realizar algum tipo de atividade física.

 

Alimentação

A prática de uma alimentação saudável (completa, equilibrada e variada) é tão importante como a atividade física regular na prevenção da Diabetes e o consumo adequado de frutas e hortícolas, diariamente, contribui para a prevenção de inúmeras doenças, entre elas a Diabetes. Ao incluir sopa e salada nas refeições de almoço e jantar e ao comer 2 peças de fruta ao longo do dia (por ex. no pequeno-almoço e merenda), consegue atingir as recomendações diárias.

 

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é frequente em pessoas com excesso de peso e obesidade, constituindo também um fator de risco para desenvolvimento de Diabetes. De forma silenciosa (muitas vezes, não apresenta sintomas), danifica os vasos sanguíneos, sobretudo as paredes das artérias, conduzindo ao desenvolvimento de aterosclerose. A associação entre hipertensão e Diabetes aumenta o risco de enfarte de miocárdio e de acidente vascular cerebral.

 

Glicemia

Valores aumentados de glicemia (açúcar no sangue) em jejum (medidos nas análises), aumentam o risco de desenvolvimento de Diabetes. Se já teve esses valores alterados, convém controlar a sua glicemia de forma regular e introduzir melhorias no seu estilo de vida, aumentando a sua atividade física e alimentando-se de forma mais saudável (ver recomendações anteriores).

 

Hereditariedade

Por último, os fatores genéticos também são um importante fator de risco: a existência de familiares próximos (pais, irmãs/os, filhas/os, tias/os ou avós) com Diabetes também aumenta o risco de desenvolvimento da doença e quanto maior a proximidade genética, maior o risco. A título de exemplo: se um dos pais for diabético, os filhos terão 30% a 40% de probabilidade de vir a desenvolver Diabetes tipo 2.

 

Em suma, um estilo de vida saudável, que passa por uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, reduz o risco de desenvolver Diabetes. E mesmo que já tenha a doença, a adoção destes hábitos irá ajudá-la/o no tratamento e controlo da mesma. E ao adotar um estilo de vida saudável está a contribuir para uma melhoria global do seu estado de saúde.